segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Perseguindo Estrelas...

Bobo é aquele que pensa poder controlar o futuro... Tenho sim os meus planos. Tudo calculado minuciosamente, muito bem planejado... sob controle. Compra do carro em três meses, festa de aniversário em 5 meses, viagem para Buenos Aires no carnaval de 2009, em março a festa do níver dele, viagem à Ilha da Madeira em julho... e mais a longo prazo temos a promoção no emprego (outra!) em 2010, compra do apartamento no mesmo ano, noivado em 2011, casamento em 2012 (festas... muitas festas!), filhos em 2014... É um bom plano visto daqui. Não? Não. Há falhas... Não decidi ainda onde passarei o ano novo. Também não sei se iremos mesmo na festa que combinamos nesse fim de semana. Não sei se terei que trabalhar no dia do meu aniversário... nem sei se "ele" vai ser oficial. Podem surgir outras oportunidades no caminho, não? Boas ou ruins... Não sei. Mas novas. Não sei nem se quero mesmo esses planos para a minha vida. Agora talvez os queira, mas amanhã eu já não sei... É tudo tão mecânico, tão plástico, sem novidade, sem vida... É ruim saber o futuro (ou pensar que se sabe). É sem graça. Todos traçamos muitos planos. Seguimos por algum tempo. Gostamos deles. Adaptamos um pouco, mudamos alguns pontos, seguimos novamente. Em algum momento somos forçados a mudar de novo... Abandonamos. Criamos novos planos.
Embarcamos nesse navio carregando os melhores equipamentos, crentes que domaremos as ondas. Crentes que os oceanos se renderão aos nossos radares, bússolas, sonares... Às nossas vontades. Mas esquecemos que as viagens que mais marcaram, mais importaram, mais mostraram bravura e persistência... Ah! Essas foram feitas com as velas ao vento e seguindo a rota das estrelas...
Planejarei sim, mas só até onde me for permitido... Ou só até onde me der vontade. E quando cansar largo os remos, estendo as velas e olho para o céu. Elas certamente saberão onde me levar. Vou apenas perseguir as estrelas...

"Vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser, seguir a direção de uma estrela qualquer..."

9 comentários:

Ana Valquer disse...

Quando era passado só o presente tinha importância e hoje vejo as consequências de um futuro mal planejado ou talvez sem plano algum. O planejamento é importante mesmo que nenhum desses planos sejam realizados por nossa própria decisão ou pela decisão dos caminhos da vida.

Mas onde fica o destino nisso tudo? Pode ser que nossos planos sejam pré-determinados e que não tenhamos escolha alguma. Você tem as rédeas da sua vida?!? Talvez seja pura ilusão. rs

Haverá futuro para todos os planos e sonhos? De repente o melhor plano seja não ter plano mesmo...

Viva o Plano de Metas! Viva! Tenho que atualizar minha planilha. rs

Igor Guedes disse...

Nossa falando em planilha... eu tbm tenho que atualizar a minha... enfim... daf... vc tem razão a vida sem planejamento é uma sesseção de surpresas... o que pode paracer muito atraente mas com efeitos colaterais absurdos... eu tenho me planejadfo... tehos muitos... me sinto mais proximo de realizar todos... graças a essa estranha sensação de planejar... mesmo as vezes sendo ilusoria ana... o que importa no fim das contas xuxu... é o quanto viveu... o quanto aprendeu e aproveitou de tudo ... então planejar é tao importante quanto deixar a vida acontecer... bjoooo!

Existêncialismo Sólido disse...

Sabe, toda essa coisa vem da nossa educação, desde quando somos crianças aprendemos que a nossa vida deve ser toda planejada, quase que escrita em um papel, para depois não esquecermos nenhum detalhe...então seguimos o rumo que todos seguem, são os espelhos da sociedade, só que quando ousamos quebrar um desses espelhos, log aparece o primeiro, te apontando um dedo dizendo que isso só podia dar errado mesmo...e assim se der certo, foi apenas sorte...mas como vamos descobrir se não arriscarmos, pelomenos uma vez, só assim vamos saber, não é?
Muito bom, gostei muito...beijão!!!

"Fomos criados atrvés da T.V. para acreditarmos que um dia seriamos rico, milionários, e estrelas do cinema...mas não sou, não somos nada..."
Isso te lembra alguma coisa Ana...hauhauahha


Ah!...esse papo de não deu tempo para comentar é bobagem, né?...como eu li, e não comentei?...como assm...rsrsrrs
mas enfim...já tinha falado que gostei muito...

Dáfne P. Freitas disse...

thanks Willian! rsrs
Bjos a todos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não sei até onde vale a pena planejar, pois não sei se o que eu quero pra minha vida hoje e só vou conseguir amanhã, vai me trazer contetamento amanhã. Mas e se me trazer?

Na dúvida, eu prefiro não me poupar e lutar por aquilo que eu acredito, enquanto aquilo estiver de acordo com a minha essência. Se não der certo, pelo menos você teve a sensação de estar conseguindo chegar num lugar que deseja muito, que a sua vida tem um sentido.

Já na parte sócio-afetiva não tenho uma opinião consistente, mas quero escrever. Por mais que eu deseje que algumas pessoas continuem fazendo da minha vida, não dá pra estabelecer isso como um plano a longo prazo. Só acho que apenas o que me resta é ser fiel a mim mesma e coerente com o que digo, e torcer para que as pessoas também o sejam. Se não for assim, que deixem de estar. (que bad! hehe)

Mas nada melhor que um bom planejamento para implementar o currículo, comprar seu sonho de consumo e se livrar de dívidas! hahaha

Beijoss

Ana Valquer disse...

Olha lá Wil errou o final do texto de novo. rs

Anônimo disse...

Daf!!!
Pois, querida cunhadinha, eu tava meio sumida...
Peguei hoje pra ler seus textos... estão cada vez melhores!! LindoS! Arrepiantes!!!
Quanto ao futuro, deixe-o vir. Estaremos esperando por ele!!!
Beijosssss

Le Voyeur disse...

Em pensar que uma das 7 pessoas que cabem no SEU metro quadrado no ônibus lotado é um planeta diferente que pode ser explorado... E qualquer uma delas pode arruinar um ou outro desses planos tão bem pensados...
Bom, nesse caso, que venham os novos planos... Os novos "ele" pra se oficializar...
Esqueça-se na cauda do cometa...